Linhas de ônibus podem ser realocadas para construção de VLT entre Piatã e Simões Filho

Por Sérgio Ferreira 27/09/2022 - 01:40 hs

Por: Sérgio Ferreira

O estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho, pode impactar nas linhas de ônibus. As linhas do modal de transporte podem ser realocadas, segundo José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

 

"[Existem] várias alternativas, esse trecho da 29 de Março já tem uma infraestrutura boa, mas por exemplo tem a BA-528 (Estrada do Derba), se o projeto acompanhar a reforma de pistas, já fica mais alto. A estrada do Derba. Mas pode ser implantado com revitalização ou não. Vamos receber os estudos nos próximos dias, não temos ainda nas mãos os valores. Os ônibus têm como ponto positivo a realocação. Eles podem ser realocados", indicou ao BN. 

 

A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado um estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto ao qual o Bahia Notícias teve acesso prevê a instalação de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) - conjunto de avenidas conhecido como Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio (veja aqui). 

 

"Nesse trecho na orla, Orlando Gomes, 29 de Março e Subúrbio, estamos deixando o estudo pronto para colocar o monotrilho. São 18 kms, da Orla até Paripe. Com isso, nós abriríamos uma demanda bastante expressiva para a população do Subúrbio e Cajazeira. Contratamos 20 onibus elétricos que rodarão nesse corredor. Tem Wi-fi gratuito, mas depois da obra concluida, comprar o ônibus duplo, maior", indicou o governador Rui Costa. 

 

Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo - que dependeria da duplicação da BA-528 - seria entre Águas Claras e São João.

 

"O investimento é nesse ciclo de expansão do programa de mobilidade sobre trilhos. A ideia é que possa partir da Região do Subúrbio ao norte de Paripe. Vem pela BA-528 e pegar pela 29 de Março, conectando na Estação Bairro da Paz, chegando na Orlando Gomes. O estudo está sendo feito, tem os primeiros resultados, possivelmente, faremos a divulgação. Tem previsão inicial de valores, sempre se trabalha com planejamento, para ver se é viável", completou Copello.

 

BRT NA BAHIA 

Ao todo, 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada, prestariam o serviço. O trecho contemplado pelo projeto apresentado agora se localiza no traçado em que, inicialmente, foi proposto um outro projeto de mobilidade: o Bus Rapid Transit (BRT). 

 

O investimento, previsto no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da capital baiana, tem sido objeto de um imbróglio entre a prefeitura de Salvador e a gestão estadual. 

 

Em março deste ano, o governador Rui Costa (PT) chegou a tocar no assunto (relembre aqui). Na ocasião, o petista anunciou que havia autorizado a aquisição de 20 ônibus elétricos para percorrer as vias. 

 

Ele também afirmou que tinha informado ao prefeito Bruno Reis (União) o interesse em assumir a operação do sistema BRT na Linha Vermelha quanto na Azul (Av. Pinto de Aguiar - Av. Gal Costa). "Nós queremos, desejamos e aceitamos esse desafio de rodar o transporte coletivo", disse.O estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho, pode impactar nas linhas de ônibus. As linhas do modal de transporte podem ser realocadas, segundo José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

 

"[Existem] várias alternativas, esse trecho da 29 de Março já tem uma infraestrutura boa, mas por exemplo tem a BA-528 (Estrada do Derba), se o projeto acompanhar a reforma de pistas, já fica mais alto. A estrada do Derba. Mas pode ser implantado com revitalização ou não. Vamos receber os estudos nos próximos dias, não temos ainda nas mãos os valores. Os ônibus têm como ponto positivo a realocação. Eles podem ser realocados", indicou ao BN. 

 

A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado um estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto ao qual o Bahia Notícias teve acesso prevê a instalação de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) - conjunto de avenidas conhecido como Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio (veja aqui). 

 

"Nesse trecho na orla, Orlando Gomes, 29 de Março e Subúrbio, estamos deixando o estudo pronto para colocar o monotrilho. São 18 kms, da Orla até Paripe. Com isso, nós abriríamos uma demanda bastante expressiva para a população do Subúrbio e Cajazeira. Contratamos 20 onibus elétricos que rodarão nesse corredor. Tem Wi-fi gratuito, mas depois da obra concluida, comprar o ônibus duplo, maior", indicou o governador Rui Costa. 

 

Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo - que dependeria da duplicação da BA-528 - seria entre Águas Claras e São João.

 

"O investimento é nesse ciclo de expansão do programa de mobilidade sobre trilhos. A ideia é que possa partir da Região do Subúrbio ao norte de Paripe. Vem pela BA-528 e pegar pela 29 de Março, conectando na Estação Bairro da Paz, chegando na Orlando Gomes. O estudo está sendo feito, tem os primeiros resultados, possivelmente, faremos a divulgação. Tem previsão inicial de valores, sempre se trabalha com planejamento, para ver se é viável", completou Copello.

 

BRT NA BAHIA 

Ao todo, 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada, prestariam o serviço. O trecho contemplado pelo projeto apresentado agora se localiza no traçado em que, inicialmente, foi proposto um outro projeto de mobilidade: o Bus Rapid Transit (BRT). 

 

O investimento, previsto no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da capital baiana, tem sido objeto de um imbróglio entre a prefeitura de Salvador e a gestão estadual. 

 

Em março deste ano, o governador Rui Costa (PT) chegou a tocar no assunto (relembre aqui). Na ocasião, o petista anunciou que havia autorizado a aquisição de 20 ônibus elétricos para percorrer as vias. 

 

Ele também afirmou que tinha informado ao prefeito Bruno Reis (União) o interesse em assumir a operação do sistema BRT na Linha Vermelha quanto na Azul (Av. Pinto de Aguiar - Av. Gal Costa). "Nós queremos, desejamos e aceitamos esse desafio de rodar o transporte coletivo", disse.O estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho, pode impactar nas linhas de ônibus. As linhas do modal de transporte podem ser realocadas, segundo José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

 

"[Existem] várias alternativas, esse trecho da 29 de Março já tem uma infraestrutura boa, mas por exemplo tem a BA-528 (Estrada do Derba), se o projeto acompanhar a reforma de pistas, já fica mais alto. A estrada do Derba. Mas pode ser implantado com revitalização ou não. Vamos receber os estudos nos próximos dias, não temos ainda nas mãos os valores. Os ônibus têm como ponto positivo a realocação. Eles podem ser realocados", indicou ao BN. 

 

A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado um estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto ao qual o Bahia Notícias teve acesso prevê a instalação de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) - conjunto de avenidas conhecido como Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio (veja aqui). 

 

"Nesse trecho na orla, Orlando Gomes, 29 de Março e Subúrbio, estamos deixando o estudo pronto para colocar o monotrilho. São 18 kms, da Orla até Paripe. Com isso, nós abriríamos uma demanda bastante expressiva para a população do Subúrbio e Cajazeira. Contratamos 20 onibus elétricos que rodarão nesse corredor. Tem Wi-fi gratuito, mas depois da obra concluida, comprar o ônibus duplo, maior", indicou o governador Rui Costa. 

 

Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo - que dependeria da duplicação da BA-528 - seria entre Águas Claras e São João.

 

"O investimento é nesse ciclo de expansão do programa de mobilidade sobre trilhos. A ideia é que possa partir da Região do Subúrbio ao norte de Paripe. Vem pela BA-528 e pegar pela 29 de Março, conectando na Estação Bairro da Paz, chegando na Orlando Gomes. O estudo está sendo feito, tem os primeiros resultados, possivelmente, faremos a divulgação. Tem previsão inicial de valores, sempre se trabalha com planejamento, para ver se é viável", completou Copello.

 

BRT NA BAHIA 

Ao todo, 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada, prestariam o serviço. O trecho contemplado pelo projeto apresentado agora se localiza no traçado em que, inicialmente, foi proposto um outro projeto de mobilidade: o Bus Rapid Transit (BRT). 

 

O investimento, previsto no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da capital baiana, tem sido objeto de um imbróglio entre a prefeitura de Salvador e a gestão estadual. 

 

Em março deste ano, o governador Rui Costa (PT) chegou a tocar no assunto (relembre aqui). Na ocasião, o petista anunciou que havia autorizado a aquisição de 20 ônibus elétricos para percorrer as vias. 

 

Ele também afirmou que tinha informado ao prefeito Bruno Reis (União) o interesse em assumir a operação do sistema BRT na Linha Vermelha quanto na Azul (Av. Pinto de Aguiar - Av. Gal Costa). "Nós queremos, desejamos e aceitamos esse desafio de rodar o transporte coletivo", disse.O estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho, pode impactar nas linhas de ônibus. As linhas do modal de transporte podem ser realocadas, segundo José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

 

"[Existem] várias alternativas, esse trecho da 29 de Março já tem uma infraestrutura boa, mas por exemplo tem a BA-528 (Estrada do Derba), se o projeto acompanhar a reforma de pistas, já fica mais alto. A estrada do Derba. Mas pode ser implantado com revitalização ou não. Vamos receber os estudos nos próximos dias, não temos ainda nas mãos os valores. Os ônibus têm como ponto positivo a realocação. Eles podem ser realocados", indicou ao BN. 

 

A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado um estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto ao qual o Bahia Notícias teve acesso prevê a instalação de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) - conjunto de avenidas conhecido como Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio (veja aqui). 

 

"Nesse trecho na orla, Orlando Gomes, 29 de Março e Subúrbio, estamos deixando o estudo pronto para colocar o monotrilho. São 18 kms, da Orla até Paripe. Com isso, nós abriríamos uma demanda bastante expressiva para a população do Subúrbio e Cajazeira. Contratamos 20 onibus elétricos que rodarão nesse corredor. Tem Wi-fi gratuito, mas depois da obra concluida, comprar o ônibus duplo, maior", indicou o governador Rui Costa. 

 

Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo - que dependeria da duplicação da BA-528 - seria entre Águas Claras e São João.

 

"O investimento é nesse ciclo de expansão do programa de mobilidade sobre trilhos. A ideia é que possa partir da Região do Subúrbio ao norte de Paripe. Vem pela BA-528 e pegar pela 29 de Março, conectando na Estação Bairro da Paz, chegando na Orlando Gomes. O estudo está sendo feito, tem os primeiros resultados, possivelmente, faremos a divulgação. Tem previsão inicial de valores, sempre se trabalha com planejamento, para ver se é viável", completou Copello.

 

BRT NA BAHIA 

Ao todo, 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada, prestariam o serviço. O trecho contemplado pelo projeto apresentado agora se localiza no traçado em que, inicialmente, foi proposto um outro projeto de mobilidade: o Bus Rapid Transit (BRT). 

 

O investimento, previsto no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da capital baiana, tem sido objeto de um imbróglio entre a prefeitura de Salvador e a gestão estadual. 

 

Em março deste ano, o governador Rui Costa (PT) chegou a tocar no assunto (relembre aqui). Na ocasião, o petista anunciou que havia autorizado a aquisição de 20 ônibus elétricos para percorrer as vias. 

 

Ele também afirmou que tinha informado ao prefeito Bruno Reis (União) o interesse em assumir a operação do sistema BRT na Linha Vermelha quanto na Azul (Av. Pinto de Aguiar - Av. Gal Costa). "Nós queremos, desejamos e aceitamos esse desafio de rodar o transporte coletivo", disse.

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